07 junho 2014

Links de Sábado #1

A partir de agora todo sábado a gente vai ter um grande post de rapidinhas, chamado Links de Sábado. Ele vai ser uma compilação do que rolou na internet sob a persepctiva de cada um de nós. E de vocês também: mandem seus textos, pode ser algo que você quer promover ou até mesmo algo que você acha que merece atenção, ou um comentário de algo que aconteceu que você quer discutir.

TEM QUE PARAR
Quando esse texto saiu eu tava bem ocupado. Queria parar tudo e escrever sobre isso. Mas começamos pelo começo: Mais um caso de estupro em que a vítima era ridicularizada e culpabilizada. Só que como se não fosse pouco, os agressores ainda espalharam registros de tudo pela internet, que provavelmente vai se encarregar de transformar o fato num fantasma psicológico pelo resto da vida da pessoa. E, de acordo com os próprios, no Facebook, tava tudo "tri de boa", já que tinham certeza de não tinham feito nada de mais e quem mandou ela ir? Aí gerou repúdio e discussão até que a Clara Averbuck, uma das minhas autoras favoritas há anos e uma referência de feminismo publicou esse texto aqui. (Aliás, parem tudo o que estão fazendo e vão ler!)

Isso me parou por um momento na hora que li. É absurdamente baqueante saber que até as pessoas mais fortes que você conhece podem se calar por tanto tempo, por que esse sistema ainda é mais poderoso que todos nós. Me espanta também como uma pessoa tão afetada por ele consiga ser tão forte contra e quem justamente tem maior poder de mudar tudo sem sofrer nenhum arranhão cruza os braços e diz: Não posso fazer nada. Mas o que mais me enraivou foi que, como a Clara bem disse, de trinta anos pra cá as coisas só pioraram. Quem mandou estar assim? Quem mandou estar lá? Quem mandou deixarem? Tem que parar.

VAI DAR MERDA?
Modestia é um bom sinal. Mas, olha, eu ainda tô com a pulga atrás da orelha. Pra quem não sabe o Vince Gilligan, mente por trás de Breaking Bad, está produzindo junto com boa parte da equipe da anterior uma série nova, chamada Better Call Saul. Como é de se imaginar a série vai ter como centro agora o personagem do Saul Goodman, interpretado pelo Bob Odenkirk. Sabe-se também que a série terá um foco maior na comédia. Isso faz qualquer fã de séries comum subir pelas paredes de ansiedade, certo? Certo. Como se não fosse suficiente, olha o que Vince ainda me diz em entrevista:

"[O processo] abriu vários medos. Isso vai ser Frasier ou isso vai ser AfterMASH? Honestamente, eu não sei ainda."

Pra quem não sabe Frasier foi um spin-off de Cheers que de tão bem sucedido teve o mesmo número de temporadas que a série original, 11; e AfterMASH é uma continuação do clássico M*A*S*H, e que assim como inúmeros outros spin-offs foi um fracasso. O que me deixa mais inquieto ainda é que ainda dizem por aí que o Vince está tendo dificuldades sérias de escrever comédia e que está atrapalhando todo o processo. As duvidas começaram a surgir, mas a verdade é que provavelmente a série vai ser ser sensacional e deixar todo mundo de boca aberta.

VAI TER EVENTO SIM!
Não adianta reclamar - acredite, eu já tentei. Vai ter evento e vai ter muito e vão ser todos muito zueiros, pois a zueira não tem limite. É melhor aceitar. Ou, quem preferir pode também dar uma olhada nesse infográfico, outra especialidade da internet, e tentar entender de onde isso tudo surgiu.