03 março 2013

Vine: o novo Instagram?

Não sei se vocês são atualizados no mundo dos negócios digitais, mas quando o Facebook comprou o Instagram, o Twitter, que também estava de olho nessa aquisição, ficou #chatiado e tirou a conexão do seu site com o aplicativo de funcionamento. Agora parece que ele deu a última cartada para derrubar o famoso aplicativo: criou um aplicativo semelhante, mas muito melhor. O Vine!


Na verdade, a única semelhança mesmo entre os dois aplicativos é a organização enquanto rede social, pois o conceito em si é bem diferente. Enquanto o Instaram foca na publicação de fotos com filtros retrô, o Vine foca na publicação de pequenos vídeos de no máximo 6 segundos em loop (tipo um gif, só que com áudio), tudo editado na hora. E é a partir daí que o Vine já sai na frente: não há espaço para inúmeras imagens de busto de alguém, ou de alguém fazendo bico de pato, ou de alguém esbanjando algo completamente desinteressante. A regra aqui é criatividade!



O aplicativo é propício para muita coisa: gravar você fazendo uma receita, ou uma maquiagem, ou uma música, gravar crianças e animais fazendo fofuras, ou amigos se divertindo, gravar um evento, como viagens, shows e desfiles de moda, gravar lookbooks, ou paisagens, e dá também pra fazer criações em stop motion ou live action e brincar de ser cineasta. Além disso já tem várias estrelas, artistas e empresas famosas pra seguir no aplicativo (isso tudo em pouco mais de um mês de app lançado).


Mas tem umas coisinhas chatas: como ele é do Twitter, (ainda) a interação ainda é muito focada nessa rede social, não dando pra publicar no Tumblr, por exemplo. Além disso a interação entre perfis (ainda) é muito rasa, não dá pra mandar aquela arroba pra pessoa receber no perfil dela. E o pior de tudo é que o aplicativo (ainda) não está disponível para Android. =(


E vocês, acham que juntando os prós e contras o Vine termina vencendo o Instagram?