24 fevereiro 2013

And The Oscar Goes To...

Fiz o ano passado, achei divertido e, pelo que parece, fez sucesso. Decidi então fazer de novo: tentar rastrear os indicados de melhor filme até o púlpito para assim ter alguma ideia de quem de fato chegará lá. Esse ano novamente temos 9 indicados à principal categoria da premiação, que acontece amanhã, 25.02, direto do Kodak Theatre, Hollywood. Amour, Argo, As Aventuras de Pi, Django Livre, Lincoln, A Hora Mais Escura, Os Misaráveis, O Lado Bom da Vida e Indomável Sonhadora.


No último ano ano sugerimos que O Artista pudesse ser o vencedor final a partir da ideia de que desde 1999 todos os filmes ganhadores da categoria de Melhor Filme também estavam simultaneamente indicados a melhor direção e melhor roteiro (seja original ou adaptado). Esse ano, 5 filmes seguem este requisito: Lincoln, O Lado Bom da Vida, As Aventuras de Pi, Amour e Indomável Sonhadora. Mas isso não significa que todos tenham tanta chance! Amour, filme francês sobre a desgastada relação de amor de dois idosos, que encantou os EUA, foi agraciado com 5 indicações, que, além das 3 já citadas, são elas de Melhor Atriz para Emmanuelle Riva, atriz que com seus 85 anos é a mais velha já indicada nessa categoria e mesmo não sendo favorita tem chances de ganhar, e Melhor Filme Estrangeiro, que é vitória certa. O filme porém não tem tanta chance de bater de frente com os grandes hollywoodianos em Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original. O mesmo pode se dizer de Indomável Sonhadora, filme do coletivo Court 13, que fala sobre as dificuldades de um povo já abandonado social e politicamente a lidar com os desastres causados por enchentes que atingem sua região, tudo isso sobre a perspectiva de uma menina de 6 anos de idade, interpretada por Quvenzhané Wallis que, agora aos 9, se torna a mais nova indicada a Melhor Atriz de todos os tempos, contando assim 4 indicações ao filme. Infelizmente, todos os indicados por este são novatos no mercado e a batalha para combater nomes já consagrados e se estabelecer como principal filme da premiação seria difícil.


Ainda persistindo na teoria de que ser indicado a direção e roteiro te alavanca a melhor filme, pode até ser que um dos 5 filmes que se encaixam neste perfil venha realmente a ganhar. Este seria Lincoln, maior indicado da noite, com 12 categorias: Filme, Direção, Roteiro Adaptado, Ator e Atriz Coadjuvantes, Trilha Sonora, Mixagem de Som, Direção de Arte, Fotografia, Figurino, Edição e Ator, essa ultima para Daniel Day-Lewis, o grande favorito a ganhar seu 3º Oscar. O filme, como o título já induz, trata-se de uma biografia sobre o presidente Abraham Lincoln, mais especificamente os 4 últimos meses de sua vida. O filme tem boas chances de ganhar, e até era o grande favorito há pouco tempo atrás até bater de frente com Argo, filme baseado em fatos reais sobre o resgate de americanos no Irã na década de 80 através de um esquema improvável e que agora se tornou o grande favorito da disputa, após sair como grande vencedor do Globo de Ouro, do BAFTA, do Critics Choice Awards e dos prêmios dos sindicados de atuação, direção, produção e roteiristas. E por pouco o filme não entra para nossa teoria: Ele está indicado a melhor Roteiro Adaptado (além de outras 6 indicações) e, tendo Ben Affleck ganhado como Melhor Diretor no Globo de Ouro, BAFTA, Critics Choice e no prêmio do sindicato dos diretores, não se sabe como o filme não está indicado a Direção.


Chega a ser curioso como todos os filmes com chances reais de ganhar conta histórias políticas em seus enredos. Além de Argo e Lincoln, A Hora Mais Escura, filme com 5 indicações que conta a história da captura de Bin Laden a partir de supostos depoimentos, talvez seria um dos favoritos, se não fosse a polêmica que se formou sobre acusações do filme de tratar com conivência e heroísmo a tortura, o que aborreceu muitos políticos e cineastas, inclusive da Academia. Talvez a grande chance do filme seja em ganhar categorias como Melhor Atriz, para a ótima Jessica Chastain, Melhor Edição e Melhor Edição de Som. Já Os Miseráveis, outro filme com tema político com chances de ganhar a categoria principal, e particularmente meu favorito, é incerto. O filme, com 8 indicações, é a adaptação para o cinema do musical baseado na obra de Victor Hugo sobre a conhecida história de como um rico ex-prisioneiro e sua filha de criação se envolvem em uma revolta na Paris pós-Revolução Francesa. O filme foi uma unanimidade em todas as premiações que tinham categorias especificas para "Comédia e/ou Musical" e dizem os críticos que um musical não tem tantas chances desde que Chicago ganhou o prêmio de melhor filme, mas não se sabe se é o suficiente para fazer um filme completamente cantado chegar a ganhar. Felizmente nas categorias Melhor Atriz Coadjuvante, para Anne Hathaway e Melhor Mixagem de Som, os prêmios estão no papo!


Correndo por fora (eu sei, o filme tem muitas cenas de corrida, mas não levem isso como um trocadilho), temos O Lado Bom da Vida, também com 8 indicações. O filme é diferente de tudo que está indicado a Melhor Filme: este é um intimista e pessoal (e ótimo) dramédia que conta a história de Pat, um bipolar que acaba de sair da reabilitação e está disposto a reconquistar sua mulher, de quem ele tem uma medida cautelar distanciando. Em suas tentativas, ele acaba esbarrando na depressão de Tiffany, uma nova amiga que ele conhece e descobre ser uma recente e desequilibrada viúva, e também no TOC de seu pai, e ao ter que consertar as besteiras que fez ele vai descobrindo que a felicidade não estava onde ele procurava. O filme é um dos melhores da disputa e, mesmo não sendo a cara do Oscar, facilmente sairá da premiação com estatueta de Direção, Roteiro ou Atuação (aliás, ele está indicado nas 4 categorias de atuação).

Por último, mas não menos importante temos as duas incríveis aventuras. A primeira, As Aventuras de Pi, é quase um milagre estético de Ang Lee (diretor de O Segredo de Brokeback Mountain) que encantou o mundo com seu 3D e sua bela história de um indiano que sobrevive mais de 200 dias à deriva no mar com um tigre e está concorrendo a 11 categorias, quase todas técnicas. Dificilmente o filme sai da premiação sem levar Fotografia, Efeitos Especiais e Trilha Sonora. A segunda, Django Livre, que tem 5 indicações, é um filme do famoso cineasta Quentin Tarantino, que é o favorito para levar a estatueta de Roteiro Original, e conta a história de um escravo negro alforriado que vai atrás da esposa para também libertá-la e, como em qualquer filme de Tarantino, mata um monte de gente no caminho.

Façam suas apostas: quem leva?