09 julho 2011

A popularização da fotografia e de editar as fotos amadoras

A fotografia é uma arte que cada vez mais vai se aproximando do público. Primeiro as câmeras chegaram a um preço comercializável. E por muito tempo foi assim, as pessoas comprando filmes pra tirar algumas fotos de vez em quando e revelar também de vez em quando. Com a criação de câmeras digitais e a popularização delas, as pessoas começavam a tirar uma quantidade cada vez maior de fotos. As câmeras digitais também se instalaram em celulares, comutadores, filmadoras e até tocadores de música e aí, já viu, era foto pra tudo quanto fosse lado. Além disso, a câmera digital ampliou o alcance que as fotografias podem ter. Hoje é muito mais fácil ter a posse de qualquer fotografia em suas mãos, de diversas maneiras. Sendo assim, as pessoas além de fotografarem mais, passam a ter contato com cada vez mais fotografias, e por isso, ter mais contato com a fotografia artistica.

Toda essa antropologia que fiz foi pra mostrar justamente a força que agora anda tendo a fotografia como forma de arte, de expressão. Principalmente na internet, onde se vê muita adoração por esse tipo de foto. Prova disso são redes sociais como o Tumblr, Weit e Flickr, que bombam cada vez mais. E, como em toda febre, a vontade de produzir assim como vemos é enorme. Óbivo que a maioria de nós não é um gênio artístico, e quando somos, na maioria da vezes não temos a produção e o equipamento necessário, mas é sempre possível editar as fotos... E, atualmente, #todosedita. Aqui vai uma lista de ferramentas que vc deve utilizar:
1. Actions em Photoshop
Um dos melhores programas para se fazer edições é no Photoshop, com os actions. Os actions são filtros que editam cor, brilho, contraste, focos de luz e outras características automaticamente. Você pode baixar actions por toda parte: pelo Google, em blogs, em sites como o DeviantArt... Ou também pode produzir o seu próprio!

2. Instagram
Esse é mania! Quem nunca viu no Twitter ou Facebook o uptade de uma foto tirada com alguém usando-o? Ele é um aplicativo do iPhone (Quem não tem, chora...), e tem o funcionamento bem simples. Você tira a foto, põe um filtro para editar e compartilha. Tudo na mesma hora! E o melhor: o aplicativo é gratuito.

3. Pixlr-o-Matic
Pra você que não tem iPhone, nem quer baixar e instalar coisas em seu computador e principalmente é leigo na edição de fotos, você pode usar os sites de edição online. Eu poderia passar tempo falando de vários deles, mas para ter um resultado prático e fácil, minha recomendação é Pixlr-o-Matic. O site é em inglês, mas até uma criança saberia mexer nele. É só escolher a foto ou tirá-la por webcam, e passar por, no máximo, 3 processos de edição (filtros, efeitos e bordas) e pronto: é só salvar no computador ou como link da internet!

Agora ninguém vai deixar de publicar as fotos no Facebook e no Twitpic, vai?