16 julho 2011

O que acontecerá no Emmy 2011...

Há dias saiu a lista de indicados do Emmy 2011, e você já deve ter lido em algum lugar sobre ela. A maioria das pessoas não prestou real atenção nos indicados, mas se você continuar a ler o post vai entender a causa dele: a lista desse ano está incrivelmente curiosa.


Começando pelo número de indicações, que é enorme. O campeão foi a minissérie Mildred Pierce, da HBO, que levou 21 indicações. Tratando-se de série, que, convenhamos, é do que a gente entende, tivemos Mad Men com 19, Boardwalk Empire com 18, Modern Family com 17, Saturday Night Live com 16, Game of Thrones com 13, 30 Rock com 13 e Glee com 12. Só da HBO o número de indicações é de... advinha... 104! Um recorde. Mas é claro que uma série receber várias indicações não significa que ela pode ganhar tudo. Como é o caso de Modern Family, por exemplo. Em algumas categorias ele concorre com ele mesmo, como na de Melhor Ator Coadjuvante de Comédia. Dos 6 indicados, 4 são da série. Aliás, todos os adultos do elenco principal de Modern Family foram indicados a Ator ou Atriz Coadjuvante de Comédia. Não seria todo mundo protagonista? Em falar em protagonistas, a maioria das indicações de atuação principal em série de drama, tanto femininas, quanto masculinas, é de artistas que já foram indicados antes. São 4 dos 6 homens, e 3 das 6 mulheres. E a maioria é de pessoas que já foi indicada bem antes, e não ganhou o ano passado. Ou seja: tão enchendo linguiça nas categorias. O Michael C. Hall, de Dexter, por exemplo, está sendo indicado desde 2008. O Hugh Laurie, de House, desde 2005, sem ganhar nada. A gente só perdoa porque são ótimos atores. Mas o que tá acontecendo nos indicados de comédia, eu não perdoo. Pelo que parece algumas pessoas vem sendo indicadas pela popularidade, e não pela grandiosidade do trabalho. Como é o caso de Johnny Galeck, o Leonard, de The Big Bang Theory. O trabalho dele não é ruim, mas não chega a genialidade de Parsons. Assim como Johnny, tem muita gente indicada por atuação em comédia apenas fazendo papeis sem dificuldades, ou, como eu chamo, "papel de si mesmo", como Melissa McCarthy , de Mike & Molly, Sofia Vergara, de Modern Family, Chris Colfer, de Glee, e Matt LeBlanc, de Episodes (esse que por sinal faz literalmente papel de si mesmo).

Tratando-se das categorias técnicas, até que não houve tantas derrapadas. Acho apenas que algumas séries receberam indicações demais, outras de menos (faltou Direção de Arte pra Game of Thrones, ok?). Mas, por incrível que pareça, eu aposto que esse ano teremos bons ganhadores, já que, por mais que haja indicados desnecessários em várias categorias, há sempre algum nome que merece real destaque. Se são eles que ganharão, só se saberá durante a cerimônia que ocorre 18 de setembro, com apresentação da Jane Lynch, de Glee.
PS.: Sou só um amador no assunto dando sua opinião própria, viu?