16 junho 2014

Um breve olhar sobre o começo da moda


Começo. Tudo tem o seu. Assim foi com o mundo, no Big Bang, como com nós seres humanos, com apenas duas células, assim como todas as coisas que nos cercam.

A moda também teve o seu! Bem, na verdade no principio da existência humana não existia esse conceito “Moda”, que em essência é um pouquinho mais complicado e variável, basta perguntar a pessoa mais próxima de você: O que é moda? Cada um pode lhe responder uma coisa diferente.

As primeiras vestimentas vieram com o sedentarismo do homem, roupas feitas de pele de animais. Com o tempo cada civilização foi moldando, literalmente, os tecidos que foram surgindo, lã e linho, às suas identidades culturais, clima e necessidades.

Na Antiguidade Clássica, em civilizações como Roma e Grécia, a roupa nada mais era do que uma indumentária, que tinha como premissa recobrir o corpo e demonstrar a diferença social. Segundo a editora de moda Marnie Fogg, em seu livro “Tudo Sobre Moda”-Uma Bíblia, de tão grande -, tais indumentárias, quítons, não passavam de grandes pedaços de tecidos, sem nenhum tipo de corte específico, pois acreditava-se que com os cortes se perdia um melhor aproveitamento dos tecidos. O diferencial - que não era original e único -, eram dobras que o tecido ganhava naturalmente ao longo de seu comprimento, além de “cinturões” que demarcavam a cintura.

Todo esse processo de vestuário foi se refinando e evoluindo com o tempo, de acordo com as necessidades humanas. Mas isso é conversa pra um outro post!

DICA: Livro “Tudo Sobre Moda”, da editora de moda Marnie Fogg. Editora Sextane. Nele ela faz um apanhado bem bacana desde a antiguidade até a contemporaneidade sobre moda, comportamento e outras coisas bem legais.