24 fevereiro 2012

And The Oscar Goes To...

Nesse fim de semana um dos eventos mais importantes do mundo acontece direto de Hollywood, mas deve ser visto por milhões de pessoas em centenas de países. A 82ª cerimônia do Oscar acontece nesse domingo, 26, direto do Kodak Theatre, com a apresentação de Billy Crystal. A categoria principal, Melhor Filme, como todo mundo sabe, tem nesse ano 9 indicados. Com essa quantidade, que vem sendo grande desde 2010, nem todos tem reais chances de levar a estatueta. As maiores são de O Artista, Os Descendentes, Meia Noite em Paris e A Invenção de Hugo Cabret, pelo fato de estarem também indicados a direção e roteiro (original ou adaptado), já que, desde 2007, os ganhadores dessas categorias também ganham melhor filme, ou no mínimo estão, geralmente, indicados a ambas. O Artista, ganhador do BAFTA de Melhor Filme e do Globo de Ouro de Comédia, é talvez o principal favorito. O filme tem recebido boas criticas e tem seu trunfo: trata-se de um filme mudo e em preto e branco. Os Descendentes também tem boas chances, por ter ganhado o Globo de Ouro de Drama. Com grande atuação de George Clooney (favorito a Melhor Ator), o filme conta a história de um homem tendo que administrar heranças no Havaí enquanto cuida de suas filhas, cuja mãe está em coma.
A Invenção de Hugo Cabret, além das três já citadas, foi indicada em mais 8 categorias, sendo assim o maior indicado desse ano. O filme é uma surpresa: Quem imaginaria uma aventura infantil de Martin Scorsese? O filme, que usa o mesmo 3D de Avatar, conta o segredo de um menino que vive na estação de Paris na década de 30. Aliás, a antiga Paris também é tema de Meia-Noite em Paris, que rendeu duas indicações a Woody Allen, direção e roteiro original, com um filme sobre um escritor em busca de uma nostalgia de um tempo que não viveu.
Mas além desses, os outros filmes indicados a Melhor Filmes tem potencial forte para, pelo menos, levar outras estatuetas. Histórias Cruzadas conta o drama das empregadas negras e sua condição quase escrava no Mississipi de 60 e tem como principal arma o elenco, ganhador do Screen Actors de Melhor Elenco e de Globo de Ouro e BAFTA de Atriz Coadjuvante para Octavia Spencer, o filme tem 3 indicações de atuação. O Homem que Mudou o Jogo mostra o empenho de um treinador de beisebol que tem o dever de fazer com que seu time seja campeão, mesmo sem muito dinheiro, e é estrelado por Brad Pitt, que está indicado a melhor ator pelo papel. Também estrelado por Brad Pitt, A Árvore da Vida é outro indicado de peso, que carrega uma Palma de Ouro e um questionamento existencial consigo, assim como Cavalo de Guerra, filme de Steven Spilberg que se passa na Primeira Guerra, mostrando o sofrimento de um cavalo que é passado para o Exército e de seu antigo dono que tenta recuperá-lo. Fechando a lista temos Tão Forte e Tão Perto, com a história de uma criança que perde o pai nos atentados de 11 de setembro e tenta reconstruir sua memória a partir de uma chave.

São nove filmes incríveis e com muitos méritos (o que constata-se pelo fato de que nenhum deles ter tido apenas uma indicação), e por mais que existam tantos argumentos e alguns favoritismos, a resposta só vai ser conhecida depois do famoso "And The Oscar Goes To..."