05 janeiro 2012

Unindo o útil ao usual

Uma das coisas que mais se encontra na internet - além de spam, propaganda e sub celebridade - são os CAPTCHAs. Talvez você não está ligando o nome ao instrumento, mas tratam-se daquelas letrinhas embaralhadas que servem para confirmar que você é um humano, e não um vírus ou um computador agindo. Você já deve ter passado por um, no mínimo. Quem baixa séries, por exemplo está sempre em contato com ele.

Com essa enorme quantidade de CAPTCHAs sendo usada, calcula-se que 150000 horas de trabalho por dia são geradas só com esses segundos usados por cada um de nós. Equivale a 75 anos de trabalho, em um só dia! E, por incrível que pareça, muitas dessas horas já estão sendo usadas para produzir coisas bacanas:

Um dos sistemas mais usados de CAPTCHA é esse ao lado, chamado reCAPTCHA. Nele, os códigos usados não são gerados por computador, mas são palavras de livros que estão sendo digitalizados e não foram identificados por computadores, por causa da impressão. Essas palavras vão para o arquivo, e depois de decifradas, completam os livros. O serviço, do Google, já ajudou a transformar vários livros importantes em ebooks e também constantemente digitaliza versões antigas do The New York Times. Mais de 200.000 sites usam esse serviço, contando com o Twitter, o Facebook, além dos maiores sites de download, e-mails e sistemas de comentários. E, se você precisar, pode usar o serviço no seu site também, de graça, indo em www.google.com/recaptcha.

No seu tempo inútil, você não sabia, mas trabalhava para o Google!