17 outubro 2014

Playlist: Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor!

17 de Outubro, Dia Nacional da Música Popular Brasileira. Homenageia Chiquinha Gonzaga, reconhecida como a primeira compositora da MPB, que hoje é plural, abstrata, sem fronteiras, que vem de todos os cantos e tão representativa. Estilos e gêneros variados, transcendendo em épocas distintas, seja rock, techno, carimbó, forró, rap, ritmos afro-brasileiros, pop, experimental, tradicional.
Aquela geração [geração de 60] (apoiada pela TV, pelas rádios e pelo próprio público) enfrentou com inteligência a truculência de uma ditadura cruel, e se tornou clássica. Já a atual geração se desdobra para enfrentar outro inimigo, o capitalismo burro e sem escrúpulos, para sair de um gueto que, ainda que mostre sinais de evolução, está longe do reconhecimento merecido. E esse reconhecimento virá? Esperamos que sim. Esperamos. Enquanto esse dia não chega, a nova música brasileira está a sua disposição, a um toque do mouse. Não perca tempo. (Marcelo Costa)
Como diria os Novos Baianos, chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor. Não há nada mais significativo para isto se não for a produção artística histórica e atual da música popular brasileira. O Brasil como essência, não o virtual e inútil.