20 setembro 2014

Links de Sábado #9

HOJE EU QUERO VOLTAR COM OSCAR
A gente só não tinha falado de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho ainda porque o filme saiu no período de hiato do blog e não houve ainda um momento exato em que ele se encaixava. Essa semana, porém, saiu a notícia que o filme é o selecionado para representar o país na disputa pelo Oscar, o que é uma ótima notícia. Primeiro porque é uma ótima representação, já que a quantidade de prêmios que ele já ganhou pelo mundo não é bobagem. A lista já passa dos 20, contando 3 prêmios só no festival de Berlim, onde o filme estreou, entre eles o Teddy Awards, principal premiação LGBT do mundo, ganhando de filmes americanos e franceses. Isso sem contar que recebeu prêmio de melhor filme em quase todos os festivais que participou pelo mundo afora. Além disso, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho representa uma nova possibilidade ao cinema brasileiro, que costuma se limitar tanto em temática, quanto em formato. Pra quem não viu o filme ainda dá pra baixar no iTunes, no Google Play e também dá pra comprar o DVD "pirata oficial", que a própria produção do filme tá vendendo bem baratinho, só R$10. Pra quem já viu só basta ver de novo e torcer pra que o filme seja indicado, já que é algo que não ocorre com um filme brasileiro desde 1999, com Central do Brasil.



BUTTON POETRY
Não que seja nenhuma novidade, mas essa semana eu descobri o canal Button Poetry no Youtube. O canal, que é em inglês (desculpa, nem legenda em português tem =/) é um compilado de poetas recitando seus poemas em eventos. O interessante é que os poemas são contemporâneos, em sua maioria escrito por jovens, e todos com forte representação de diversidade. Basicamente todos os vídeos são muito bons, mas só para você ter uma ideia indico Friend Zone, de Dylan Garity, que questiona a validade do termo a partir das próprias experiencias com ele; OCD, de Neil Hilborn, que narra a obesessão de um homem com TOC por sua namorada; Piñata, de Pages Matam, em que o autor desconstrói a cultura de estupro a partir de um comentário que ouviu no ônibus; To JK Rowling, from Cho Chang, de Rachel Rostad, em que a poeta critica a representação de mulheres asiáticas na cultura pop a partir da personagem de Harry Potter; Dear Straight People, de Denice Frohman, um hilário poema sobre verdades não ditas sobre homossexualidade; e meu favorito, Shrinking Woman que está abaixo, um poema sobre como a nossa sociedade reduz as mulheres, não só psicologicamente como também fisicamente. O legal é não só ver belos poemas mas também a ótima performance que os autores dão e a sempre entusiasmada reação da plateia. Vale muito a pena ficar horas fuçando o canal.


COVER DA SEMANA
Eu geralmente não sou muito fã do Jason Mraz, mas sou muito fã de Lennon and Maisy, essas duas meninas que basicamente tudo que tocam vira ouro. Elas são extremamente fofas e as versões delas de Call Your Girlfriend, Hey Ho e I Won't Give Up delas são incríveis. Foi por essa ultima que elas foram chamadas pelo intérprete da música, Jason Mraz, pra participar de um show cantando a música. O vídeo no Youtube tem não só a versão como também os ensaios e os bastidores, tudo junto.