29 junho 2014

5 séries que só prestam a primeira temporada

Ver uma nova série é apostar na loteria. Diferentemente de um filme, se a produção for ruim você tem que aguentar as inconstâncias se quiser continuar assistindo (vai que melhora, né). Acontece também da série ser  muito legal, mas ninguem vê e a cancelam. Mas definitivamente o pior de tudo é quando a série começa boa e te decepciona. Essa lista é pra avisar quem pretende a ver qualquer uma dessas séries: piora. Mas isso não necessariamente quer dizer que você não deve dar uma chance para elas, só é bom saber até onde esperar.



Quando Smash estreou a promessa era a de uma série musical madura, contrapondo ao fenômeno que Glee era naquela época. O piloto e os episódios seguintes são, sim, sensacionais, com uma boa mistura de drama, ótimas musicas originais e personagens interessantes, o que levaram a série a ter até mesmo uma indicação ao Globo de Ouro. Mas, assim como Glee, a série perdeu a linha e começou a virar um grande espetáculo, a começar na primeira temporada com uma cena muito estranha de apropriação da cultura indiana, com direito a todos personagens fazendo dancinha. A segunda temporada, então, é dramalhão puro, com personagens chatos e arcos que nunca se encerram. Fuja.

Eu adoro Homeland até hoje, mas sou uma exceção. Homeland é uma série que faz você se perder na história, e ao invés de fechar um arco, puxa outro e mais outro. Na primeira temporada isso é sensacional, e a fez ganhar todos os prêmios imagináveis. Até mesmo na segunda isso funciona, mas já tende a fugir dos limites. A terceira então é muito difícil de aguentar: ela vai te deixar boiando, até de surpresa te dar um soco no estômago. Completamente irregular.

Essa é provavelmente a surpresa da lista para a maioria. Alguns vão achar que The Walking Dead é e sempre foi ótima (ok, sua opinião... mas, sério?), outros vão dizer que o nível é o mesmo desde o início. Talvez. O grande diferencial é que na primeira temporada, e apenas nela, a história tem um rumo, enquanto no resto da série o que leva a história pra frente é saber quem morre e quem não (mas vamos todos morrer mesmo ¯\_(ツ)_/¯). Os personagens, aliás, são outro diferencial: no início eles não incomodam, mas ao longo da série você perde a paciência com a maioria. Além disso a primeira temporada é curtinha, 6 episódios. Não é a melhor do mundo, mas funciona como entretenimento. Já as próximas não garanto.

A série de super-heróis começou como um fenômeno de audiência e de repecção crítica, mas acabou sucumbindo ao erro da maioria das séries de super-heróis: um roteiro maluco. Furos no roteiro ficaram tão evidentes na 2ª temporada, essa que virou um dos maiores casos de decepção da TV, chegando a ter seus criadores indo a público pedindo desculpas pelo cagaço. Ao final do quarto ano (durou tudo isso), mais de três quartos da audiência já tinha ido embora. E ainda parece que vão fazer um spin-off o ano que vem, sabe-se lá por que. Uma pena para os fãs: a série que começou boa, e acabou se tornando um fardo.

The O.C. não é a única. Séries adolescentes que são boas, ou no mínimo representativas, acabam ou sendo canceladas logo na primeira ou segunda temporada, ou se arrastando até virar um novelão igual às várias ruins no mercado. Mas The O.C. tinha tudo para dar certo: um roteiro que não se levava tanto a sério, mas ao mesmo tempo conseguia trazes discussões e ganchos fortes, duas coisas que poucas séries para jovens conseguem fazer. A série acaba sua primeira temporada muito bem, e até faz uma boa segunda temporada, mas essa já começa a levar a série para um caminho sem volta. A série acabou com uma quarta temporada tão fraquinha que parece que enterrou toda programação teen com ela desde então.