10 setembro 2013

Latitudes

Há 100 anos atrás, lá pelo início do Modernismo, a moda era regionalizar. Contar histórias particulares de lugares específicos do país tornou vários escritores e suas obras bastante famosos. Hoje em dia, porém, com globalização, rede social e pontes aéreas internacionais, parece que a moda se inverteu e o anti-regionalismo que vale: histórias que transcendem tempo e lugares. E nesse caso, transcende até mesmo plataforma.

Latitudes é uma série/filme que conta a história de Olívia (Alice Braga) e José (Daniel de Oliveira), que constroem sua história de amor através desse formato. Ela é uma editora de moda, e ele um fotógrafo. Ambos bem sucedidos passam suas vidas viajando pelos quatro cantos do mundo a trabalho. São nessas viagens que eles se conhecem, se esbarram e se relacionam, a cada episódio em uma nova cidade do mundo. A produção do texto e da direção são de Felipe Braga, responsável também pelas séries Mandrake e Destino São Paulo, e já foram comparados a filmes como Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola, e ao argentino Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual.

Para corresponder a um conteúdo tão atual e globalizada, toda sua publicação foi preparada num formato transmídia, que engloba Internet, TV e Cinema. No total são oito episódios de em média 15 minutos que serão postados na página do Youtube todas as terças feiras. Nas segundas-feiras esse conteúdo vai para a televisão pelo canal TNT, numa versão extendida, incluindo cenas do making of e ensaios. Ao final das exibições, a obra completa irá para o cinema, sem data de estreia ainda. Dois episódios já saíram, Paris e Londres, com cenas gravadas até mesmo no último desfile da Balenciaga, e já podem (devem!) ser conferidos no canal.