06 dezembro 2012

O Boom das séries brasileiras

Preparando uma postagem especial sobre as melhores estreias de séries nessa temporada (esperem só...), estive reparando uma coisa... Diferente do ano passado, em que séries incríveis estrearam renovando o mercado, como Homeland, American Horror Story e 2 Broke Girls, esse ano, apesar de ter também séries incríveis, nada de muito relevante estreou nos EUA. Ou talvez elas estejam apenas sendo ofuscadas, pelas séries brasileiras, que depois de anos de estagnação, estão mostrando-se gratas surpresas. São várias estreias, de vários canais, com produção no patamar de Hollywood, ou apenas com roteiros incríveis. Por isso achei até injustiça não fazer um post especial só para eles.

FDP é uma série da HBO que estreou em agosto e conta a história de Juarez Gomes de Silva, um árbitro de futebol. E, olha, eu não sou fã de futebol, mas recomendo a série mesmo assim. Um ótimo drama que envolve os bastidores do esporte e também dos dramas pessoais de um indivíduo que ninguém pensa duas vezes antes de xingar sua mãe. E pra quem, diferente de mim, é fã de futebol, mais um motivo pra ver a série: ela conta com a participação de Neymar, Rivelino, Dentinho, Basílio e Juca Kfouri durante a temporada de 13 episódios, que ainda está em exibição na rede HBO e também está disponível no HBO Max.

Destino: São Paulo é uma outra série da HBO que estreou agora nesse fim de novembro e se dedica a contar a história dos vários imigrantes que compõem a maior metrópole do Brasil. Ao longo dos 6 episódios, a série é exibida a cada semana sobre a perspectiva de imigrantes de um país diferente e mostra os vários conflitos que vêm junto com a imigração, como trabalho escravo, desemprego, tráfico de drogas, choque de culturas, entre outros. Os episódios novos estreiam todo domingo às 23h na HBO e a série também está disponível no HBO Max.

Sessão de Terapia é uma série do GNT que estreou em outubro e é a versão nacional de BeTipul, série israelense que rendeu várias versões pelo mundo. Ela conta a história de um psicanalista, Theo Cecatto, e de seus vários pacientes, um a cada dia da semana, assim como num consultório. A série, dirigida por Selton Mello, é um sucesso de público e crítica e já está confirmada para segunda temporada. Ela está sendo reexibida pela GNT e também está disponível no Muu.

Suburbia é uma série da Rede Globo que estreou em novembro e que conta a história de Conceição, mineira que se muda para o Rio de Janeiro quando criança e é logo marginalizada, indo parar no presídio e depois na favela, e lá, mais velha, acaba virando estrela do funk. A série é bem esteriótipo de cinema brasileiro, com muita agressividade e com aquela visão super-dramatizada das mazelas sociais. A série vai ao ar toda quinta-feira às 23h30 e está disponível na página do canal.

Como Aproveitar o Fim do Mundo é uma série da Rede Globo que estreou em novembro e é bem auto-explicativa, não? Na comédia, Kátia e Ernani são um casal que trabalham num escritório e juntos vão querer aproveitar o mundo que está pra acabar. E na direção disso tudo temos Fernanda Young, Alexandre Machado e José Alvarenga Jr., criadores de séries como Os Normais, Super Sincero e a indicada ao Emmy Separação?!. A série vai ao ar toda quinta-feira às 23h e está disponível na página do canal.