20 dezembro 2012

"Inúteu, a gente somos inúteu!"

Parece que nós, humanos, temos um extinto apurado em fazer coisas inúteis. Seja o que for, acabamos fazendo mesmo sem perceber. Entretanto, podemos fazê-las querendo por diversão, exibicionismo ou para se sentir diferente. Uma prova disso é uma pequena lista das Tecnologias Mais Inúteis de 2012, que encontrei no TechTudo.

Celular de Madeira: Com tanto modelo de celular, smartphones e tablets de ultima geração, pesquisadores criaram um celular de madeira, que só atende e liga. Não suporta SMS, nem muito menos um sinalzinho de internet. O intuito desse celular é passar as pessoas que é possível ter celulares diferentes, diversificados e estilizados. Deve ser um bom pedido para aqueles que usam celular só para falar. Aliás, bom pedido não é, mas não podemos esquecer que ele é feito de madeira, ecologicamente correto.

Gatinho tuitero: O Twitter se tornou tão popular que agora até os gatos podem tuitar. Você leu certo, gatos! O Kiddy Cat Toy é um dispositivo que quando o gatinho toca nele, automaticamente é postado algo no tuiter. As mensagens variam, duas delas são "Seu amiguinho atacou o Kitty Twitty" ou "O gato destruiu o brinquedo do Kitty Twitty". Achei bem democrático, felinos também piam.

Peixe Robô: Celular de madeira, Twitter para gatos e agora: Peixes robôs. Me diz, qual é a graça de ter um peixe robô? Perde toda a essência de criar um bichinho, cuidar, dar comida. Porém, para quem é preguiçoso é ótimo, não precisa ficar limpando o aquário, trocando a água e alimentando. Apenas precisa trocar as baterias dos peixes e pronto. 

Pudim só para adultos: Uma empresa dos EUA criou uma ferramenta para máquinas de pudins que analisa a face por biometria e estima a idade da pessoa e libera a sobremesa somente para quem é adulto. Mas por que, qual é o mal das crianças comerem pudim? Trauma de infância: ser barrado na máquina de pudim.

Roda de hamster: O engenheiro Chris Todd inventou uma roda, semelhante aquelas rodas que os hamsters usa para se exercitar, só que invés de ser um hamster, ele mesmo usaria ela para atravessar o oceano. É posicionada em cima de uma meia jangada e ele tem que correr para que crie energia cinética para o ela deslocar. Chris já tentou andar uma vez, só que não deu muito certo. Pelo menos perdeu uns quilinhos...

Zoom Externo: Desenvolvido por uma empresa americana (tinha que ser) uma ferramenta um tanto quanto confusa para câmeras fotográficas digitais. Uma lente convergente para ver mais detalhadamente as fotos. Mas, se as camêras digitais normais já tem em si o zoom digital, para quê um zoom externo?