15 julho 2012

@MedeMusica

A indústria do entretenimento, em geral, no Brasil é envolvida de uma série de problemas. Mas o principal deles é, sem dúvida nenhuma, o público. O brasileiro sofre de uma assumida ignorância sobre os novos conteúdos, e ao mesmo tempo só consegue gerar opiniões elitistas acima do pouco conteúdo que consomem. Então gera esse impasse: A pessoa diz que cinema brasileiro é uma merda, mas o ultimo filme brasileiro que viu foi Cilada.com, enquanto esta mesma pessoa adora American Pie. Diz que não tem nada de interessante passando na TV, mas apenas conhece a programação da Globo e da SBT. Diz que no Brasil só existe música ruim, mas não se dá ao trabalho de conhecer a música brasileira, e não mantém a mente aberta para tentar compreender os novos ritmos populares surgindo no nosso país. Para quebrar esses preconceitos, a melhor coisa que há é informação.
A cidade em que vivo, Salvador, é um dos fortes exemplos. Enquanto o que se ouve é uma repetição de duas ou três músicas em vários lugares, existe uma cena muito diversificada e rica, mas pouco observada. Nesse cenário surgiu um projeto que me deixou encantando. Trata-se do Mê de Música, um programa de Web TV cujo objetivo é, segundo ele próprio,  "cobrir a cena musical em Salvador, sem preconceito, traçando um retrato do que anda sendo feito pela bandas de cá". O programa tem um formato dinâmico e divertido, escolhendo como tema sempre uma pergunta que  vale muito a pena passar pouco mais de 10 minutos parado no Youtube, até mesmo para quem não é da cidade.

No geral serão 10 programas, publicados de 15 em 15 dias. E além dos muitos depoimentos de várias pessoas legais do mercado, ainda dá pra ter umas dicas de novos artistas. 5 dos episódios já saíram e estão disponíveis no canal no Youtube e no site www.medemusica.com.br.