25 julho 2012

É grande, mas não é dezessete. Ou talvez seja.

Os tempos são de guerras de mídias. Definitivamente. A internet chegou virando aos avessos todos os conceitos que envolviam conteúdo e as tais mídias. Em um desses conteúdos, o da moda, a guerra é clara: blogueiras versus jornalistas. Dessa disputa já saíram diversas batalhas, ou melhor dizendo, discussões sobre o papel de cada uma. Blog é democratização da moda, enquanto as revistas são ditadoras? Ou as jornalistas são na verdade profissionais do mercado sendo danadas por conteúdos sem credibilidade?

Na ultima semana, a blogueira Tavi Gevinson pôs mais um tronco de lenha nessa fogueira. A blogueira do The Style Rookie de apenas 16 anos é uma das mais relevantes na web, principalmente com seu público jovem, para o qual ela fundou a revista digital Rookie, com várias propostas vanguardistas. Uma dessas é o "Ask a Grown Man", em que o público manda suas dúvidas de adolescente que serão respondidas por adultos notáveis de forma intimista, em casa, com webcam mesmo. Ao mesmo tempo a revista americana Seventeen, direcionado à meninas adolescentes (bem no formato das que temos aqui no Brasil), lançou um quadro nomeado “Ask an A-lister”, que tem formato bem parecido, a não ser pelo fato de que as perguntas são feitas para uma celebridade. Em entrevista, Tavi declarou: “Sinto que esta é uma tentativa da Seventeen de alcançar as pessoas da mesma forma que a Rookie alcança com sucesso. Mas eles não entenderam o ponto de por que perguntar a um homem mais velho é diferente de perguntar a uma celebridade. Eles quiseram adaptar o formato que as pessoas gostaram, mas acabaram não entendendo porque elas gostam e perderam a qualidade, a mesma que falta no resto da revista”.

 Mais fogo ou menos fogo, mais força ou menos força, a corda sempre tende para o lado mais fraco. E, nesse mundo da moda, o lado mais fraco é o artificial.