15 dezembro 2011

A moda em si

Algo que tem chamado muito a minha atenção é a Temporada de Moda da Capricho (reality show com estilistas novos que passa toda quarta-feira às 20h00 no Boomerang). Os participantes passam por provas de estilo, e os melhores looks serão postados na revista. Eles escolhem o que eles dizem ser os "melhores looks" e eliminam os "piores estilistas". Só que tem um problema: moda é algo relativo. O que é bonito pra você, talvez não seja bonito pra mim. Do mesmo jeito que eu acho meia-calça rasgada lindo, você pode achar que é coisa de gente sem cuidado, ou muito over (que é algo fora de moda, no dicionário fashion).

Nunca vi o reality show! Eu vi um reality show silimar, mas para público adulto (não tem nada demais, mas é que a Temporada de Moda da Capricho é mais direcionada para adolescentes). O reality se chama Projeto Fashion e passa na TV Bandeirantes todos os sábados, às 22h20, com apresentação de Adriane Galisteu, e tem a ilustre participação de Alexandre Herchcovith (que é um estilista que eu gosto muito). E os jurados começaram a falar mal do look de um garoto... só que EU achei o look super legal, do mesmo jeito que alguns looks que eles consideraram bons, eu não degustei com o olhar, não achei bacana.

Moda é algo muito relativo. E eu acho esse lance de reality shows de moda muito superficiais. Os jurados são ignorantes de propósito, todas as reações estão combinadas (tudo tem que ser exagerado), as brigas provavelmente são combinadas... sem contar que os jurados julgam o que é bom pra eles, ou pra moda... mas a moda é passageira, e o que eles estão falando mal hoje, pode ser tendência na próxima estação (que é como separam as eras da moda).






Não tem como agradar todo mundo no mundo da moda, óbvio! Mas moda não é simplesmente ver o que está nas passarelas e vestir, e muito menos sair julgando o que todo mundo veste. Você tem que ter estilo próprio, nem que seja imitar as roupas do Falcão. Bem... isso não é estilo próprio, viu galera? Copiar os looks e o cabelo da famosa que você tanto ama não te deixa mais estilosa! Pelo contrário... isso é falta de estilo e de criatividade. Inspiração é uma coisa, cópia é outra!

A moda é passageira... pochete era moda, e hoje? Todo mundo acha repugnante. O laranja hoje é in, mas amanhã vai haver uma nova cor da estação... por exemplo (não estou dizendo que vai ser) o roxo. E daí numas estações o laranja vai voltar, e vai haver um dia que a moda vai ser usar laranja e roxo em conjunto.

Moda é tão complicado... é muito mais do medidas em forma de pedaços de pano no corpo de uma modelo apática desfilando numa passarela pálida para um bando de críticos e fotógrafos. Moda é muito, muito mais do que isso!