02 agosto 2011

featuring Google

O título não é nenhuma brincadeira ou trocadilho não. Mas é melhor eu explicar antes que vocês entendam mal. Em agosto do ano passado o Google lançou com o Chris Milk o vídeo-experiência The Wilderness Downtown, como um clipe da música - que eu amo - We Used to Wait do Arcade Fire, mostrando o potencial do HTML5 em forma de arte. O vídeo é muito interessante e completamente interativo: No início você dá o nome de sua cidade natal e o sistema se encarrega de coletar imagens do Google Maps e do Street View para construir a experiência. Você pode ainda mudar o posicionamento das abas (embora eu não aconselho fazer isso, deixa o clipe confuso) e no fim ainda há um espaço para escrever e desenhar. As mensagens podem ser enviadas e, se escolhidas, virarão cartões postais. O projeto é tão bom que ganhou ganhou um prêmio Cannes.

Agora o Google repete a dose, mas com um clipe completamente diferente. O OK Go!, famosos pelos criativos videoclipes, principalmente Here It Goes Again, em que eles reproduzem uma coreografia em esteiras, participam de um projeto musical para All is Not Lost, música do ultimo álbum deles, Of the Blue Colour of the Sky. Dessa vez a coreografia conta com a participação da companhia de dança Pilobolus e é dirigido pelo Trish Sie. A ideia é bem mais simples que a de The Wilderness Downtown: O clipe se baseia em contorcionismos e coreografias formando símbolos e gravuras, e nele você pode encaixar a mensagem que desejar. No fim você pode salvar essa mensagem como imagem, como eu fiz abaixo.

Para entrar nos sites das experiências, clique em suas respectivas imagens.