27 julho 2011

Moda ainda que precoce

A ultima coleção da Miu Miu, de inverno, já passou pelas passarela, já teve seu photoshoot realizado, e, como garota-propraganda, exibiu a atriz indicada ao Oscar Hailee Steinfeld. Problema nenhum, a não ser o fato de que a garota tem 14 anos.

Hailee Steinfeld para Miu Miu
E não é o único caso: o atual rosto da Marc by Marc Jobs é Elle Fanning, irmã de Dakota e atriz de Somewhere, tem 13. A própria Dakota foi garota da mesma marca e também da GAP aos 12. O questionamento é: as modelos não estão novas demais? Antes de top models e de new faces, a maioria das modelos diz ter começado, em geral, nessa idade. Liz Jones, diretora de estilo do Daily Mail, declararou que “é obsceno que uma criança de 14 anos, independentemente de seu estrelato e sofisticação, seja usada para vender moda, uma situação tão ruim para garotas adolescentes quanto o cigarro ou as relações sexuais de menores de idade". Será tão mal assim? No caso da Marc by Marc Jacobs, o próprio target é de adolescentes. E, convenhamos, um dos targets mais importantes da moda é o de adolecentes. Teen Vogue e Capricho provam isso. Além de quê, nenhuma das garotas em questão eram modelos exatamente, ou seja, o mundo da moda não é o primeiro a usar pessoas tão jovens como ícones, pelo contrário, o caso acontece com muito mais frequência no cinema e na música. Concordo que, sim, usar jovens no showbizz é uma jogada tão capitalista que chega a ser cruel, mas nós já sabemos dos resultados que o "glamour" causa nesses jovens, e não é diferente dos resultados que causa nos adultos, muitas vezes até menor, já que eles tratam desse universo de forma bastante lúdica. E, convenhamos, essas garotas não são crianças, e podem sim entender seriamente o risco a que estão sujeitas.

Elle Fanning para Marc by Marc Jobs